E-familynet.com Ticker

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Translucência Nucal - 12 semanas

Pessoas fofas e queridas! Obrigada por acompanharem o blog! Estou amando fazê-lo e também compartilhar com vocês tudo sobre minha gravidez!! : )

Bom, no dia 16/abril, um sábado, marcamos o ultrassom da 12ª semana, através do qual se faz a avaliação pela translucência nucal. Essa avaliação é assim: há um espacinho na nuca do bebê que, de acordo com a medida, pode-se detectar possibilidades de problemas como a Síndrome de Down e outros. Eu não sei explicar direito (percebe-se né? rsrs), mas sei que é importantíssimo esse exame. Marcamos em uma clínica em Ribeirão Preto, pois minha amiga Poliana (grávida de 6 meses da Fernanda) havia indicado, pois tinha ido lá e tinha gostado mto da médica, que tinha feito um exame minucioso, dando todas as informações etc.
Enfim, fomos p/ lá, também ansiosos por saber se estaria tudo bem com o bebê, se ele estava se desenvolvendo normalmente, se haveria - e quais seriam - os riscos de má formação, etc. Chegamos lá com nosso super GPS (compramos especialmente por isso!!), e foi fácil! rsrs
Quando entramos no consultório eu estava nervosa... sei lá, coisa de mãe né? rsrsrs... Mas quando começou o exame, escutamos o coração, e a médica foi tirando todas as medidas e dizendo que estava tudo normal, foi uma felicidade enorme, plena!!
Detalhe: o nosso tataluguinho não quis se mexer!! Pois é, tava lá, no maior sossego, em uma posição que não dava p/ "enxergar" mta coisa... rsrsrs... mas tudo o que era necessário foi feito, conseguiu tirar a medida do osso nasal, da translucência nucal, do femur, do úmero (ossinho do braço), enfim, tudo o que podia constatar algum problema e estava tudo bem!! Graças a Deus, como O agradeço por isso!
Devido à posição e também ao período ainda não era possível saber o sexo do bebê, mas isso ficou irrelevante perto de toda informação que estávamos recebendo naquele momento - de que tudo estava normal e bem formado!! Vimos o estômago, fígado, coração, bexiga, veias umbilicais (não é esse o nome exato, mas é mais ou menos isso), medida craniana, enfim, tudo! 
Lóóóógico que saí da sala chorando né, mas de alegria!! rsrsrs...
Esse dia foi um "marco" na gestação e na nossa postura em relação a ela: foi a partir daí que meu marido se sentiu à vontade para contar a novidade para seus amigos, foi a partir daí que ele passou a sentir que será papai, enfim, e que eu fiquei mais segura de que tudo está dando certo!!
Vejam algumas fotos desse dia:





Em seguida fomos a uma loja, a princípio para pesquisar os preços, das primeiras coisinhas para o bebê. No fim das contas compramos: o berço, o colchão, a cômoda, o carrinho com bebê conforto e o berço desmontável. Tudo liindo! Vejam as fotos:
Foto retirada do site da Infanti (www.infanti.com.br)


Foto retirada do site da Burigotto (www.burigotto.com.br)
Foto retirada do site www.lovebaby.com.br
Bom, é isso! Por tudo isso, esse foi um dos dias mais felizes da minha vida! Por saber que nosso bebê tem tudo para nascer saudável, perfeito e bem!
Obrigada Deus!!

Um comentário:

  1. Oie! Parabéns pelo blog! Dá para sentir que está sendo feito com muito carinho.

    Vou te contar minha história pq considero muito importante que mais pessoas saibam o que esse exame mostra, assim como alguns outros. Ele mostra uma probabilidade do feto apresentar algum tipo de desenvolvimento fora do que seria considerado normal. MAS é só uma probabilidade, e o grande problema é que 25% de probabilidade em termos médicos passa a ser tratado como CERTEZA de problema. Assim ó: a translucência nucal do meu bebê deu mais do que o dobro do que seria considerado normal. Além disso, o cordão umbilical tinha artéria única (mais um sinal de probabilidade aumentada de síndrome genética) e eu também desenvolvi o polidrãmnio, que pode ser traduzido como volume de líquido amniótico ale´m do que seria considerado normal, e mais um sinal de probabilidade de desenvolvimento anormal de órgãos internos... ok, então eu era uma verdadeira coleção de exames com resultados anormais indicando uma altíssima probabilidade (25%!) de problemas no desenvolvimento do feto certo? Chorei mais na gestação do que tinha chorado a vida inteira antes... e meu bebê nasceu absolutamente NORMAL. Tenho uma amiga que mora em Londres e passou pelo mesmo stress. E o livro "Quando o corpo consente" conta uma história parecida. Então... é preciso saber que muitas gestantes passam por um stress tremendo durante a gestação por causa do exame. Na minha opinião, isso deveria ser mais divulgado. Algo do tipo: advertência: esse exame pode acarretar um tremendo transtorno na sua gestação. Saiba quais são os riscos e avalie se vc quer mesmo correr esse risco.

    Beijoooooooooooooos!

    ResponderExcluir